Como renegociar os créditos sem perder a casa

 Intermediário de Crédito registado no Banco de Portugal com o nº0001429

Numa altura em que o crédito malparado continua a atingir valor alarmantes, é importante saber como renegociar créditos, sem colocar em risco o património mais valioso de uma família, como a sua habitação.

A Importância de renegociar logo que possível

Assim que notar que as suas contas estão a ficar insustentáveis, deve esforçar-se por alcançar um melhor equilíbrio financeiro e por renegociar créditos com os seus credores.

É fundamental antecipar a possibilidade de entrar em incumprimento e agir antes que seja demasiado tarde. Os bancos estão hoje mais recetivos ao processo de renegociação, uma vez que também eles preferem evitar os processos morosos e complexos que resultam das situações de incumprimento.

Como renegociar os créditos?

A melhor forma de renegociar créditos sem perder a casa passa por tentar reduzir o spread do empréstimo. O spread é a margem financeira do banco e por vezes, pode ser reduzido, o que traduz-se em juros mais baixos a pagar pelo devedor.

Esta renegociação deve ser feita com muita atenção, já que muitas instituições financeiras tentam obrigar que os clientes contratem outros produtos financeiros (como cartões de crédito). A contratação destes serviços adicionais pode anular os benefícios alcançados com a renegociação.

Outra alternativa para quem pretende renegociar créditos, passa por tentar alargar o prazo de pagamento ou solicitar um período de carência de juros. Também é possível solicitar o diferimento de capital.

Nesta solução, o devedor vai amortizar uma quantia menor mensalmente, assumindo o compromisso de pagar o montante em falta no final do prazo.

É necessário referir que, de forma geral, renegociar créditos é sinónimo de acabar por pagar mais pelo empréstimo. Apesar de esta renegociação permitir diminuir os encargos mensais, a verdade é que torna o empréstimo mais dispendioso no seu total.

Cuidados especiais a ter com o crédito habitação

Se é verdade que é preciso ter cautela com todos os tipos de créditos, nenhum é mais sensível do que o crédito à habitação.

O incumprimento do empréstimo à habitação conduz geralmente à hipoteca da casa, o que tem consequências extremamente gravosas para qualquer família.

O pagamento das prestações do crédito à habitação deve ter prioridade relativamente a qualquer outro tipo de empréstimo.

Pode saber mais sobre como renegociar créditos preenchendo os formulários que disponibilizamos nesta página.